ICEC/Maio – 2022

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, divulgado pela CNC, apresentou crescimento novamente em maio. O índice acelerou, visto que o crescimento mensal foi de 1,3%, contra 0,7% em abril. Também há aceleração, ainda mais acentuada, na comparação interanual variou de um crescimento de 25,8% para 33,5%.

Apesar do resultado positivo no mês, dois dos sete indicadores tiveram queda. Ambos Expectativa de Contratação de Funcionário e Situação Atual dos Estoques recuaram em 1,6 ponto. Os demais indicadores apresentaram crescimento, sem nenhum se posicionar próximo à estabilidade. Entre eles, se destacam Condição Atual da Empresa (+4,4 pts.), Condição Atual da Economia (+4,2 pts.), e Condição Atual do Setor (+3,0 pts.).

A imunização da população proporcionou uma vagarosa retomada de antigos padrões de consumo, refletido no crescimento do ICEC ao longo de 2021. No entanto, em 2022 o índice tem apresentado dificuldade de crescimento. Dado a proximidade do índice ao patamar pré-pandemia, a manutenção do crescimento do índice passa por desafios como o cenário de inflação, elevação dos juros e o cenário externo.

Rolar para cima