Evento de negócios do setor de alimentos foi realizado no Riocentro, entre 18 e 20 de março

O Sesc Mesa Brasil RJ, maior programa de combate à fome e ao desperdício da América Latina, participou da 35ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, um dos principais eventos de negócios do setor de alimentos do país, realizado no Riocentro, na capital do Rio de Janeiro, entre 18 e 20 de março.
No estande, localizado no pavilhão 4, visitantes e expositores conheceram o trabalho desenvolvido pelo projeto do Sesc RJ e, ao término de cada dia, os expositores puderam doar os alimentos de seus estandes que seriam descartados, mas se encontram em condições de consumo para o programa. Neste ano, também foi realizada uma homenagem a 13 parceiros que realizaram doações ao Mesa Brasil na edição passada do evento.
Além do Mesa Brasil, empresários do segmento conheceram, no estande, outras iniciativas e serviços do Sesc RJ e como se tornar um credenciado, estendendo os benefícios a funcionários.
Programa oficial de responsabilidade social do evento, o Mesa Brasil recolhe produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo, mas com baixo rendimento comercial, e destina-os a instituições socioassistenciais parceiras. Atualmente, 536 entidades são atendidas no estado. Com quase 25 anos de atuação no Rio, o programa já arrecadou e doou cerca de 35 mil toneladas de alimentos, o suficiente para encher mais de 10 estádios do Maracanã.
Além de ser a ponte entre doadores e instituições socioassistenciais, o programa atua na capacitação de cozinheiras e cozinheiros desses estabelecimentos para o aproveitamento integral dos alimentos de forma criativa e saborosa. Também tem trabalhos direcionados para orientação em alimentação adequada de crianças e jovens e, ainda, atua emergencialmente em situações de calamidade.
Em dezembro, o Sesc RJ inaugurou a nova sede do Mesa Brasil, localizado no bairro de Campinho, Zona Norte do Rio. A nova estrutura facilita a dinâmica de chegada e saída das doações, permitindo a realização de eventos para o público externo e proporcionando mais conforto aos trabalhadores e voluntários do programa. O local também recebe regularmente doação de pessoas físicas.