Presidente Queiroz é nomeado membro da Academia Líbano-Brasileira de Letras

Compartilhe:

Antonio Florencio de Queiroz Junior ocupa a cadeira 38 que tem como patrono Charles Lofti

Foto: Divulgação

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi nomeado nesta quarta-feira (12/02) para ocupar a cadeira 38 da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciência (ALB), uma instituição cultural dedicada à preservação da criatividade literária, intelectual e artística dos valores culturais do Líbano e do mundo árabe no Brasil.

A cadeira 38, agora ocupada pelo presidente da Fecomércio RJ, tem como patrono Charles Lotfi, ex-presidente de honra da Confederação Nacional de Entidades Líbano-Brasileiras. Lotfi foi uma figura marcante na imigração libanesa, tendo fundado a Federação das Entidades Líbano-Brasileiras, posteriormente transformada na Confederação Nacional. Condecorado com medalhas do Brasil e do Líbano, Lotfi também recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.

“É com imensa honra que agradeço à Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciência (ALB) por esta indicação. A ALB é um farol cultural que preserva e promove os valores literários, artísticos e intelectuais do Líbano e do mundo árabe no Brasil. É um privilégio fazer parte dessa instituição que une tradição e criatividade, fortalecendo os laços entre nossas culturas. Muito obrigado pela confiança e oportunidade de contribuir com este nobre propósito”, destacou Antonio Florencio de Queiroz Junior ao ser nomeado.

A ALB foi inaugurada em 9 de setembro de 2022 e fundada pelo cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, e pelo escritor Carlos Nejar, ocupante da cadeira 01 da entidade. Atualmente, conta com 40 membros efetivos, além de acadêmicos de honra, sócios correspondentes no exterior, membros colaboradores e afiliados. Entre os integrantes estão nomes como o presidente da CNC, José Roberto Tadros; a desembargadora Andréa Pachá; a coreógrafa Dalal Achcar; o educador Gabriel Chalita; o cantor e compositor Fágner; e o jurista Francisco Rezek.

Leia mais

Rolar para cima