Corredor Ferroviário do Café e do Calcário é debatido em Barra Mansa

Compartilhe:

Encontro, organizado pela Fecomércio RJ, reuniu prefeitos e lideranças regionais para discutir recuperação de linhas ferroviárias e desenvolvimento econômico local

Foto: Divulgação

O projeto “Corredor Ferroviário do Café e do Calcário”, que abrange as linhas ferroviárias Varginha-Lavras, Barra Mansa-Angra dos Reis e Arcos-Barra Mansa-Volta Redonda foi apresentado e debatido, no último dia 10, em encontro na Prefeitura de Barra Mansa. O objetivo foi debater a reativação do eixo de transportes que interligará áreas do Sul de Minas e do Sul Fluminense à Costa Verde, dinamizando a logística regional, reduzindo custos e incrementando os negócios, além de viabilizar o retorno do Trem Turístico da Mata Atlântica. O projeto prevê a recuperação e potencialização de aproximadamente 750 quilômetros de linhas férreas, dentro de um Chamamento Público pelo Ministério dos Transportes, dando continuidade aos estudos e iniciativas para viabilizar o empreendimento.

O encontro, organizado pela Fecomércio RJ, Sicomércio Barra Mansa e ADR Sebrae Líder, aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Barra Mansa e contou com a participação ativa dos prefeitos de Barra Mansa, Angra dos Reis, Rio Claro, Quatis e Volta Redonda, representando os municípios fluminenses diretamente envolvidos no projeto, que vislumbram oportunidades de novos negócios e desenvolvimento econômico com as melhorias na infraestrutura ferroviária.

O assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Delmo Pinho, apresentou o projeto às autoridades e lideranças presentes, e destacou as perspectivas positivas decorrentes da abertura de novos negócios, visto que além do café, o sul de Minas também é importante produtor de graneis agrícolas, tal como soja e milho, o que abre caminho para a revitalização da produção avícola e suinocultura, além do impacto econômico que o corredor trará.

“Essa ligação ferroviária vai transformar a realidade local e a região será realmente um espetáculo na questão de logística de cargas e de passageiros. Uma boa logística atrai indústrias e empresas. Isso dará um salto de desenvolvimento para todo o Sul Fluminense”, destacou Delmo Pinho.

Presente à reunião, o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, padrinho político do empreendimento, reforçou seu apoio ao projeto. Ao final do encontro, Pezão fez uma videochamada com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para informá-lo sobre os avanços discutidos.

Ficou acordada uma visita do ministro à região nos próximos 40 dias, com o objetivo de tratar do projeto ferroviário e inspecionar as obras das novas pistas da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra. A iniciativa é vista como um marco para o fortalecimento da logística e da economia regional, conectando pontos estratégicos para a circulação de cargas e promovendo o desenvolvimento de setores como o agronegócio e a mineração.

Leia mais

Rolar para cima