Primeira edição do IA Rio debate tendências da inteligência artificial na sociedade

Compartilhe:

Evento promovido pelo Senac RJ e pela AI Brasil marca mais um passo no sentido de transformar a cidade em um polo de discussão sobre inteligência artificial no mercado e na sociedade

Foto: Ale Lorenzo

O Senac RJ e a AI Brasil realizaram, no dia 26 de novembro, na Cápsula, no Centro do Rio, a primeira edição do IA Rio. A iniciativa discutiu o potencial transformador da inteligência artificial em negócios, na educação e na sociedade. O evento contou com parceria do Sebrae Rio e apoio do TI Rio, Porto Maravalley, Redetec, Jornada Colaborativa e Instituto 12. Na abertura, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou a importância do IA Rio para o trabalho do Senac RJ na capacitação profissional na área de tecnologia.

“A inteligência artificial, como tudo que é novo, encanta e assusta. Existem várias preocupações em relação a isso e nós entendemos que o Senac RJ tem um papel primordial nesse momento, na capacitação da mão de obra com vistas à ocupação dos espaços que virão. Existe um termo usado em economia há um bom tempo que se chama destruição criativa. Toda vez que vem uma coisa nova, ela destrói o que existia e faz florescer novas práticas e novas formas de se trabalhar. O termo destruição assusta um pouco, mas a realidade é a criação de novos postos de trabalho e, para isso, o grande diferencial chama-se educação. Esse é o papel da iniciativa privada em assumir o protagonismo e trabalhar junto com nossos parceiros no estímulo ao desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, o Senac RJ lançou o seu ensino médio técnico na área de inteligência artificial e eventos como esse IA Rio são primordiais para o sucesso do nosso trabalho”, disse.

O presidente da AI Brasil, Alexandre Caramaschi, ressaltou a função da IA Brasil é criar palco garantir o acesso às ferramentas de inteligência artificial.

“O papel da IA Brasil é difundir a inteligência artificial para todas as pessoas. Basta que a pessoa mande um áudio para uma ferramenta e ela vai te responder com uma biblioteca completa de informações. Minha convicção é de que essa novidade de podermos falar uma linguagem natural com computadores geraria uma transformação de maneira transversal no mundo inteiro”, afirmou.

Já o fundador da Semantix e também co-fundador da IA Brasil, Leonardo Santos, citou sua experiência como ex-aluno do Senac RJ e ressaltou a importância da capacitação profissional e da preparação para o mercado de trabalho.

“Temos uma cultura muito colaborativa na IA Brasil e vemos no Senac RJ parceiros importantes nessa jornada para disseminar a evolução tecnológica e a IA e desenvolver esse mercado e proporcionar o surgimento de novas empresas no país”.

O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sérgio Malta, registrou a importância da parceria entre Sebrae Rio e Senac RJ na Cápsula para o incentivo ao ecossistema de inovação no Rio de Janeiro.

O IA Rio apresentou exemplos de aplicações de vanguarda na implementação e utilização da Inteligência Artificial com foco na mudança da cultura organizacional nas empresas e nos impactos dessa nova tecnologia na sociedade, em temas como saúde, segurança de dados, petróleo e gás, educação, finanças, entre outros.

O objetivo do Senac RJ em promover o IA Rio foi conectar as pontas do ecossistema de inteligência artificial do Rio para debater o tema e ajudar a cidade a dar o próximo passo nessa área.

Leia mais

Rolar para cima