No Centro Cultural Sesc Quitandinha, um dos principais cartões-postais de Petrópolis, evento marca o início da celebração natalina do Sesc no estado do Rio

O Sesc levará a magia do Natal a mais de 30 cidades do estado do Rio de Janeiro, começando por Petrópolis, na Região Serrana. A abertura aconteceu na sexta-feira (08/11), na área do lago em frente ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, um dos principais cartões-postais do município. A programação incluiu espetáculo com acendimento da árvore natalina de 30 metros, queima de fogos, apresentação musical, mapping e até uma tirolesa – tudo realizado pelo Sesc RJ com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio).
“O Natal Sesc dá um incremento em torno de 30 a 35% nas vendas das regiões em que ele está presente. Os comerciantes se preparam, aumentam seus estoques e suas encomendas para atender ao consumidor. Portanto, é uma época em que conseguimos levar ao comércio a possibilidade de aproveitar melhor ainda essas datas festivas”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Tecnologia da Broadway e dos Jogos Olímpicos
A árvore contém 300 mil microlâmpadas de led, 1.800 micro-estrobos, 32 canhões de leds, 16 projetores de leds horizontais, 4.850 metros de mangueira luminosa de led e 3.500 metros de cabos, tudo sincronizado com um sistema de luz computadorizado. Trata-se de um sistema desenvolvido e fabricado na Alemanha para controlar espetáculos de grande porte, com o mesmo software que controlou shows do porte da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, dos musicais da Broadway e de turnês de rock como U2, The Police e Madonna.
Tirolesa – a mesma do Rock in Rio – oferece 150 metros de aventura sobre o lago Quitandinha
Quem quiser aventura terá a oportunidade de deslizar por uma tirolesa sobre o lago Quitandinha. Ela percorrerá 150 metros, partindo de uma altura de 14 metros próximo ao deck do restaurante, passando ao lado da árvore natalina e aterrissando após o farol numa velocidade média de 15 km/h. A atração – a mesma que esteve no Rock in Rio – é gratuita e aberta de sexta a domingo, das 16h às 22h.
Para incrementar o clima natalino, o Centro Cultural Sesc Quitandinha recebeu a Casa do Papai Noel, que chegou rebocada por um caminhão iluminado depois de percorrer a cidade de Petrópolis anunciando as atrações culturais. No Quitandinha, o público poderá tirar fotos com o Papai Noel e conhecer a faceta sustentável do lar do Bom Velhinho no Sesc: telhado montado com 18 placas solares, que totalizam 900w de captação de energia solar. Depois de Petrópolis, a casa do Papai Noel percorrerá os demais municípios.
Espetáculo de luzes na fachada do Quitandinha e coral natalino
Outra atração foi a apresentação de coral com o grupo Madrigal Contemporâneo. Sob a regência, direção artística e musical da maestra Danielly Souza, o coral se apresentou com 13 cantores profissionais.
O VJ Suave – duo formado por Ceci Soloaga e Ygor Marotta, bastante conhecido por trabalhos realizados durante o Festival Sesc de Inverno – marcou presença novamente no Quitandinha. A dupla, que emergiu na cena artística de São Paulo, projetou uma intervenção artística de luz e imagens na fachada do palácio, a exemplo do que faz em outras cidades brasileiras.
“Por mais um ano, o Sesc promoverá a verdadeira cultura do Natal na nossa cidade, com uma programação eclética e cheia de novidades que estimulará a vinda de turistas para Petrópolis, estimulando a economia e fortalecendo os setores do comércio, serviços, turismo e hotelaria. Obrigado Sesc Rio. É uma honra fazer parte desta história”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Magia natalina em mais de 30 cidades
Assim como Petrópolis, mais de 30 cidades, em todas as regiões do estado do Rio, vão receber programação natalina do Sesc RJ até 5 de janeiro de 2025. As atividades acontecem em unidades do Sesc e espaços públicos dos municípios. Confira a programação completa em www.sescrio.org.br.
Natal Sesc no estado do Rio de Janeiro
Angra dos Reis
Areal
Barra do Piraí (Ipiabas)
Bom Jesus de Itabapoana
Cabo Frio
Campos dos Goytacazes
Cardoso Moreira
Casimiro de Abreu
Conceição de Jacareí
Conceição de Macabu
Conservatória
Guapimirim
Itaperuna
Macaé
Mangaratiba (Itacuruçá)
Miracema
Nova Friburgo
Nova Iguaçu
Paraty
Paty do Alferes
Petrópolis
Pinheiral
Piraí
Porciúncula
Rio das Ostras
São Gonçalo
São João da Barra (Grussaí)
São João de Meriti
Tanguá
Teresópolis
Três Rios
Valença