ICF/Maio – 2022

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recua novamente em maio, de acordo com sondagem realizada pela CNC. O índice havia passado por estabilidade entre fevereiro e março, depois apresentando queda em abril. Como resultado da variação de -1,9%, o ICF agora se posiciona abaixo do nível de janeiro.

Apesar da retração, a variação interanual segue a trajetória de crescimento iniciada em agosto e alcança uma variação de 25,7 pontos, sendo de 23,4 pontos ou 40,1% em maio.

Os indicadores que tiveram maior influência no resultado desse mês foram Nível de Consumo Atual (-4,4 pts.) e Perspectiva de Consumo (-4,0 pts.), bem como Compra a Prazo (-1,7 pts.) e Renda Atual (-1,5 pts.). Os três indicadores restantes se posicionaram próximos à estabilidade.

A imunização da população permitiu a retomada de diversas atividades, o que reflete na intenção de consumo das famílias e na melhora do índice ao longo de 2021. No entanto, o índice tem passado por dificuldade para continuar em crescimento neste ano, principalmente após fevereiro. A manutenção de uma trajetória de crescimento sustentado passa pela superação de desafios, como a elevação dos juros e a alta da inflação, além do cenário externo.

Rolar para cima