Em parceria com Senac RJ, o método é baseado no desenvolvimento de habilidades voltadas para o século 21
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio, em parceria com o Senac RJ, lançou no fim de julho a Rio On, primeira plataforma digital gratuita de aprendizagem do município com método baseado no desenvolvimento de habilidades voltadas para o século 21.
A Rio On baseia-se na utilização da internet como meio de acesso ao conteúdo e experiência de formação com foco na capacitação de jovens e estudantes por meio de cursos online voltados para o letramento digital e a inserção no mercado de trabalho. O projeto visa a aceleração de possibilidades de trabalho e renda, buscando reduzir a escassez de profissionais qualificados para as demandas do presente e do futuro.
Um dos objetivos da plataforma Rio On é mitigar o impacto negativo sofrido pela população durante e pós-pandemia da Covid-19, potencializado pela falta de oferta de produtos e serviços. Inovadora, a plataforma é uma resposta ao desafio da exclusão digital.
“Com a plataforma Rio On, nosso objetivo é atrair novos públicos para o universo digital em todo o município, alinhando a vocação do Senac RJ em oferecer qualificação profissional, ao mesmo tempo em que disseminamos uma formação baseada em valores e cidadania. Os cursos disponibilizados nos eixos tecnologia, inovação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação vão oferecer oportunidades de desenvolvimento para os participantes e de geração de emprego e renda”, explicou o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro.
O projeto terá duração de dois anos e tem como meta formar 13.550 alunos. A carga horária dos cursos varia de 8 horas a 60 horas. O pré-requisito é ter 16 anos e ser morador do município do Rio. Os cursos serão oferecidos na modalidade remota e em tempo real.