21º Festival Sesc de Inverno movimenta economia local e realiza ações de sustentabilidade

Compartilhe:

Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o 21º Festival Sesc de Inverno finaliza a programação neste último final de semana celebrando o crescimento da economia local e do turismo nas cinco regiões do estado que recebem a programação. O evento tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

Foto: Beatriz Madeira

A força do festival vem movimentando economicamente todas as 17 cidades envolvidas. A economia dos setores produtivos de Petrópolis cresceu neste período, em que as temperaturas mais baixas tradicionalmente atraem mais visitantes para a cidade. Para o Sicomércio Petrópolis, as vendas no comércio local influenciadas tanto pelos visitantes, quanto pelos moradores foram reforçadas em pelo menos 20%.

 

Como o festival levou intervenções artísticas para locais como o Centro Histórico – Praça da Liberdade – e polos importantes de moda como Rua Dezesseis de Março e Rua Teresa, foi visível o aumento no movimento comercial. A expectativa é de que, até o final do mês, tanto os demais pontos turísticos quanto os setores de hotelaria e turismo registrem um aumento superior a 30% no número de reservas e visitantes. Em Itaipava, onde grandes shows serão realizados no Parque Municipal, a movimentação do comércio deve ser maior, pelo menos 50%, e a ocupação hoteleira deve chegar aos 100%.

 

IFeS lidera ações de sustentabilidade no Festival

 

O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) capitaneia uma série de iniciativas de conscientização junto ao público, como a instalação temporária das máquinas “Retorna Machine” nos seguintes espaços: Centro Cultural Sesc Quitandinha, Sesc Grussaí, Sesc Valença, Friburgo (Country), Teresópolis (Praça Olímpica), Três Rios, Rio das Ostras, Penedo e Parque de Itaipava.

Foto: Carlos Erbs

As máquinas “Retorna Machine” recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles.  Esses pontos são chamados de “Tricoins” e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo. A reciclagem das embalagens gera créditos para recarga de celular, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no PagBank e Mercado Pago. Além dessas vantagens, a parceria da Ambipar Triciclo com a Fecomércio RJ promete, em breve, disponibilizar a troca de Tricoins por descontos nos cursos Senac RJ.

 

O instituto promove, ainda, nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Três Rios e Itaipava a gestão de resíduos recicláveis feita por cooperativa de catadores. A programação sustentável inclui, também, a venda de copos do festival em parceria com a “Meu Copo Eco” para ação lixo zero nos locais Sesc Grussaí, Penedo, Friburgo (Country) e Parque de Itaipava; e exposição de material reciclado em manequins usando roupas feitas a partir de itens como jornais, sacolas plásticas e lonas, assim como desfile de modelos com esses looks e ações educativas no Parque de Itaipava.

Leia mais

Rolar para cima