Programação aconteceu em todas as unidades operacionais do Sesc no estado

O Dia do Desafio, mobilização mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas, aconteceu na quarta-feira (31/05), e o Sesc RJ promoveu mais de 70 atividades gratuitas em todas as suas unidades operacionais para estimular a população a se exercitar.
A programação contou com aulas de defesa pessoal, ginástica, ioga, pilates, dança, alongamento, stiletto e ritmos. Oficinas esportivas de atletismo, caminhada, circuito funcional, recreação esportiva também estiveram entre as atividades programadas nas unidades do Sesc e em espaços públicos.
Na capital e na Região Metropolitana, o Dia do Desafio aconteceu nas unidades da Tijuca e de Madureira, e em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Niterói. Também foram oferecidas atividades em Campos dos Goytacazes, na unidade de Grussaí, em Barra de São João, Nova Friburgo, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, além de Teresópolis, Três Rios, Barra Mansa e Cabo Frio.
“O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades, instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores da comunidade e o desejo de uma sociedade mais justa para todos”, declarou Gabriel Rosalba, coordenador de Esporte e Recreação do Sesc RJ.
Mais sobre o Dia do Desafio
Criado nos anos 1980, no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. Até 2019, as cidades que aderiam ao evento competiam com outra – de população semelhante e escolhida em sorteio – qual conseguia mobilizar mais pessoas. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o modelo foi adaptado e a competição se tornou livre, sendo realizado pelas plataformas digitais. No ano passado, o evento retoma o modelo presencial.
A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.
Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e prefeituras municipais, em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, universidades, academias e outras instituições, também costumam mobilizar colaboradores e comunidades.