Sesc RJ inaugura Centro Cultural no Quitandinha e registra mais um marco na história do icônico palácio de Petrópolis

Compartilhe:

Cerimônia com autoridades e classe artística marcou a nova fase do estabelecimento

Foto: Divulgação

O Sesc RJ escreveu, no dia 14 de abril, mais um capítulo na história do Palácio Quitandinha, um dos principais pontos turísticos da cidade de Petrópolis e do estado do Rio de Janeiro, inaugurado em 1944 para ser o maior hotel-cassino das Américas. Em cerimônia com autoridades e classe artística, a instituição inaugurou o Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), um espaço com entrada gratuita e dedicado exclusivamente à promoção das artes em suas múltiplas linguagens, gastronomia, preservação da memória e entretenimento.

A mudança é conceitual e prática, com resultado na experiência do público visitante. O espaço ganhará uma programação regular de shows, artes cênicas e atividades literárias e audiovisuais com temática que dialogará sempre com uma grande exposição, que ocupará os diversos salões do palácio. A mostra de abertura, “Um oceano para lavar as mãos” já está à disposição do público. A programação de abertura contou também com show da cantora Juçara Marçal, no sábado (dia 15) e o espetáculo Lasanha e Ravioli em Cinderela, no domingo.

Em discurso, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, manifestou seu contentamento com a nova fase do espaço e destacou a importância da cultural para a evolução da sociedade. “O Centro Cultural Sesc Quitandinha é um projeto grandioso, que nos enche de orgulho e reafirma a nossa crença na força da cultura como ferramenta essencial para a transformação da sociedade, moldando os nossos valores, hábitos e costumes, desenvolvendo o pensamento crítico e fortalecendo a nossa identidade e o senso de pertencimento. É a cultura que nos faz entender quem somos e o nosso lugar no mundo. É a cultura que nos faz evoluir”.

Quem for ao Centro Cultural poderá desfrutar de outra novidade: o Q Bistrô, com cardápio tropical assinado por Andressa Cabral. A chef carioca é formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia e sócia do Meza Bar, badalado gastrobar do Rio de Janeiro.

 

Projetos futuros

No escopo do projeto há ainda novidades que serão implementadas a partir de 2024 e que estão em fase de conceituação: o Salão Roosevelt ganhará um cinema; o boliche passará por reformas para adequação de conceito; e a Cozinha, localizada nos bastidores do palácio e onde foram preparadas refeições para personalidades como Getúlio Vargas e Orson Welles, abrigará um Mercado Gastronômico. A expectativa é que o projeto impulsione as cadeias produtivas ligadas ao turismo, à cultura e agricultura familiar.

Leia mais

Rolar para cima