Comitiva do governo do estado visitou, junto com diretores do Sistema Fecomércio RJ, a NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo

A Fecomércio RJ promoveu, essa semana, em Nova York, um encontro com o governador Cláudio Castro, onde ressaltou a participação estratégica do comércio em ações concretas do setor para o desenvolvimento do meio ambiente e sustentabilidade, evidenciando a implementação de medidas mitigadoras ou programas verdes na conscientização da sociedade. Segundo o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, o setor deve ser considerado na discussão do meio ambiente por ser o intermediário entre a indústria e o consumidor.
“O acordo do governo do estado com a Nasdaq nos enche de esperança e ânimo para trabalhar em novas fronteiras como cidadãos e como empresários do comércio. Afinal, a sustentabilidade é um imperativo, um tema que se incorporou em definitivo em nossa existência. O fato é que os diagnósticos sobre a questão ambiental são cada vez mais contundentes a exigir atitudes de todos. Precisamos avançar no campo da transição para a economia de baixo carbono. O comércio pode implementar medidas mitigadoras com a implantação de programas verdes aproveitando a relação direta que tem com o consumidor”, destacou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, em seu discurso.
Também estiveram no encontro com o governador Claudio Castro; o presidente da CNC, José Roberto Tadros; o presidente da Associação Comercial do Rio; José Antonio do Nascimento Brito; conselheiros do Sebrae Rio, diretores do Sistema Fecomércio RJ e 21 empresários fluminenses; a primeira-dama, Analine Castro; o vice-governador e secretário de Ambiente, Thiago Pampolha, e sua esposa; o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário de Gabinete do governador, Rodrigo Abel; o secretário de Planejamento e Gestão, Nelson Rocha; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Vinicius Farah; o secretário de Óleo, Gás e Energia, Hugo Leal; o procurador geral do Estado, Bruno Dubeux, e esposa; o conselheiro presidente da Agenersa, Rafael Meneses; o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Dale; e o deputado federal Marcelo Queiroz.
De acordo com o Banco Mundial, a receita dos ativos de carbono em 2021 foi de aproximadamente US$ 84 bilhões, em volume de vendas e aquisições. Especialistas sustentam que o Brasil possui um mercado potencial e pode abarcar algo em torno de US$ 100 bilhões.
“Tem sido comum que na abordagem do contexto ‘preservação do meio ambiente’ sejam apontados apenas os setores primário e secundário da economia. Ou seja, mencionam a agricultura e a indústria como territórios próprios para tratar as questões ambientais. Contudo, é fundamental afirmar a indispensável e inexorável participação do setor terciário. Afinal, é o comércio que promove a relação direta entre a produção e o consumidor final. Essa proximidade com o cidadão, nem a agricultura nem a indústria possuem”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio RJ.
Antonio Queiroz aproveitou o encontro para sugerir ao governador que incentive o turismo no estado por ser “a nossa vocação master”, com a ampliação do mercado receptivo internacional dos Estados Unidos para o Rio e o incentivo da promoção do destino fora do país.
Antes, a Federação do Comércio do Rio recebeu o governador Cláudio Castro e sua comitiva na NRF Retail’s Big Show 2023, a maior feira de varejo do mundo. A Fecomércio RJ promove a visita das seis empresas vencedoras do 3º Prêmio Visão Consciente, cujo a premiação foi realizada em dezembro do ano passado. Os vencedores foram as empresas Repense, de pequeno porte; Condeports, de médio porte; Oficina Muda, de grande porte; na categoria Meio Ambiente. Na categoria Responsabilidade Social Empresarial, os vencedores foram a Equal, de pequeno porte; Bramil Supermercados, de médio porte; e Reserva, de grande porte. Todas foram contempladas com uma viagem à maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2023), que acontece anualmente, em Nova York. Além disso, a empresa Brownie do Luiz foi agraciada com Menção Honrosa, pela organização do Prêmio e pelo Sebrae Rio. Na feira, o governador Cláudio Castro anunciou que iniciou negociações para trazer para o Rio de Janeiro uma edição especial da feira em 2024.
“Temos hoje um ambiente de negócios estável e juridicamente seguro, com processos simplificados para investidores. Com isso, resgatamos a credibilidade internacional, possibilitando a chegada de novas empresas. Na feira, mostramos aos empresários os benefícios de abrir negócios no Rio e recebemos um retorno muito positivo”, enfatizou Cláudio Castro ao presidente Antonio Queiroz, durante a visita à NRF.