Atividades têm foco em educação, saúde, esportes e lazer da população

A parceria entre o “Sistema S” e a Prefeitura de Rio das Ostras está consolidada. No dia 17 de outubro, as instituições assinaram dois importantes termos que ampliam as oportunidades de trabalho e bem-estar para centenas de famílias. O primeiro refere-se à doação do terreno pelo Município para a construção da primeira unidade híbrida Sesc/Senac do Estado do Rio de Janeiro. O segundo, autoriza o Sesc RJ a gerenciar o Centro de Qualificação Gastronômica José Hugo Celidônio, antiga Padaria Escola, instalada no Parque da Cidade, em Nova Cidade.
A cerimônia aconteceu na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com a presença do vice-prefeito, Luiz Antônio França Ferraz, vereadores, secretários municipais, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista em Geral de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, Marcelo Ayres, e representantes da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro.
Sesc RJ e a Prefeitura de Rio das Ostras realizaram também a abertura oficial de dois importantes serviços de saúde gratuitos por meio das unidades móveis Sesc Mulher e OdontoSesc.
“Nossas ações em Rio das Ostras são viáveis porque encontramos uma Administração Municipal com vontade de realizar junto com a gente. É muito bom participar de parcerias que ampliam o bem-estar das pessoas”, destacou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Durante a cerimônia, foi anunciada mais uma edição do Sesc Verão em janeiro de 2023.
“Eu sempre digo que nossa gestão de turismo aconteceu antes e depois do Sesc Verão. O projeto trouxe mais qualidade na programação de verão para nossa população e visitantes”, enfatizou Aurora Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Durante a pandemia, o Sesc RJ realizou, na região, o Projeto “Mesa no Campo”, do Programa de segurança alimentar e nutricional “Mesa Brasil”, do Sesc RJ, e entregou toneladas de cestas básicas para instituições que atendiam famílias em situação de vulnerabilidade social. No lazer e entretenimento, o Sesc RJ apoiou o Rio das Jazz Ostras Jazz & Blues Festival, mantendo o evento como um dos mais conceituados pela crítica especializada.
No esporte, vem sendo realizado o projeto Rede Sesc + Esporte com aulas gratuitas de modalidades esportivas para crianças e adolescentes das escolas municipais e projetos esportivos do município, contemplando mais de 2,5 mil alunos entre 10 e 17 anos. O Sesc RJ fornece uniformes, materiais esportivos, ambientação e coordenação técnica, vivências e palestras inspiradoras de atletas de ponta, voltadas para professores e alunos, enquanto o município cede a estrutura física e os professores para a realização do projeto, e fica responsável pelo processo de inscrição.
No campo da saúde, a parceria Sesc RJ e Prefeitura vem viabilizando, até 31 de outubro, a realização de mamografias e preventivos na Unidade Móvel Sesc Mulher, que está instalada na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Quem desejar agendar os exames, deve procurar a Unidade Básica de Saúde da sua região de referência e realizar sua inscrição e agendamento no SUS.
Outro projeto, o OdontoSesc, amplia o acesso da população ao tratamento odontológico e leva atividades educativas aos moradores. A unidade móvel permanecerá na Praça Prefeito Claudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, até dezembro, período em que deve realizar 320 tratamentos odontológicos de atenção básica, como restaurações, extrações simples, raspagens, limpeza e radiografias. O projeto, existente em todo Brasil, vai a regiões carentes, remotas ou com escassez da oferta desse serviço. O estado do Rio responde por seis unidades móveis de uma frota de 59 em todo o país. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras municipais e dos sindicatos do comércio varejista.