Empresas Juniors da UERJ, CEFET e UFRRJ vencem o 1º Desafio SMTE de Empreendedorismo

Compartilhe:

No dia 30 de setembro, as três empresas juniors vencedoras do 1º Desafio SMTE de Empreendedorismo, uma parceria da Fecomércio RJ, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e Rio Junior, foram conhecidas em evento no auditório da Fecomércio RJ: Hidros Consultoria (UERJ), CEFET Junior e Vale Verde Soluções e Serviços Ambientais (UFRRJ).

Foto Institucional

Ao lado do secretário municipal de Trabalho e Renda, Alexandre Arraes, e da presidente da Rio Junior, Julia Helena, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior abriu o evento de premiação e fez um convite. “O tema me fez olhar para o futuro com muita esperança. O comércio é a porta do primeiro emprego. Desafio as empresas juniors a montarem projetos para Grussaí, no Estado do Rio”, comentou.

As três vencedoras foram detectadas no desafio lançado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) durante o maior evento de empreendedorismo do Rio, a Feira do Empreendedor, realizada no início de setembro, com objetivo de geração de emprego e renda no município, e apoio da Federação das Empresas Juniors do Rio de Janeiro (Rio Junior) e da Fecomércio RJ, que concedeu R$ 10 mil a cada uma das três empresas vencedoras e R$ 1 mil a cada projeto participante.

“Estamos começando com uma linha de microcrédito orientado com o SICOOB para desenvolvimento de trabalho e renda em nossa cidade”, acrescentou o secretário Alexandre Arraes, enaltecendo a importância de parcerias como a da Fecomércio RJ e informando que os resultados levaram em conta os seguintes critérios: criatividade, potencial de geração de emprego e renda e obtenção dos objetivos propostos, de acordo com o edital.

Os três primeiros lugares foram indicados pela Comissão Julgadora, formada por integrantes da SMTE, Fecomércio RJ, Rio Junior, Universidade Veiga de Almeida e Clube Empreendedor. “Trabalhamos para tornar o Rio um estado mais empreendedor”, pontuou Julia Helena, presidente da Rio Junior.

“Nosso propósito é ajudar o Grupo Carteiro Amigo, empresa estabelecida na Rocinha com a finalidade de dar aos moradores o direito básico de receber sua correspondência, para outras comunidades e digitalizar as favelas. Hoje mais de 800 mil pessoas não conseguem ter acesso às entregas em suas casas”, explicou durante seu pitch o estudante de engenharia Bruno Ribeiro, coordenador de projetos da Hidros.

A ideia estruturada pela CEFET Junior é trabalhar em um projeto de logística, gestão de compras e planejamento estratégico para a Roltz Co., empresa de camisetas que trabalha com costureiras no Rio Comprido, para que cresça com o lançamento de novos produtos e, assim, possa gerar trabalho e renda na cidade, segundo Vitor Duarte, diretor comercial da empresa junior.

Lucas Pereira, presidente da Vale Verde, acredita que a T&D Sustentável, especializada em gestão e economia de água, irá gerar mais trabalho e renda com seus serviços de mapeamento, prospecção de clientes, educação ambiental e marketing verde.

“Desenvolvimento econômico e educação são o que nos fará ter um país melhor. Cultivo, me inspiro e me motivo com a força do movimento das empresas juniors”, defendeu o deputado federal Otavio Leite.

Leia mais

Rolar para cima