O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio RJ (Cetur) se reuniu na manhã de quarta-feira (dia 09) para discutir o modelo de concessão dos aeroportos Santos Dumont e Galeão, a agenda do setor e projetos de fomento à atividade junto ao mercado. O encontro foi conduzido pela assessora da Presidência da Fecomércio RJ e assessora para Assuntos de Turismo da federação, Adriana Homem de Carvalho.
Na reunião, o assessor da Presidência da Fecomércio RJ e ex-secretário de Transportes do estado, Delmo Pinho, apresentou dados sobre voos e passageiros nos dois terminais e o modelo para o Rio de Janeiro se tornar um hub internacional. Segundo ele, o Galeão tem tudo para receber passageiros de Belo Horizonte, Brasília e outras capitais do país em conexões para o exterior.
Delmo Pinho sugeriu a criação de um grupo local para acompanhar o processo de concessão e criar uma cláusula de barreiras para evitar o monopólio na exploração dos dois terminais. Entre as sugestões apresentadas está a criação de um checkin avançado na estação do metrô do Estácio, onde os passageiros despachariam suas malas e seguiriam por um trem suspenso até o aeroporto Internacional Tom Jobim. O deslocamento seria feito sobre trilhos, seguindo pela Linha Vermelha até o Galeão. O projeto, com contrapartida da iniciativa privada, prevê ainda soluções viárias, com intervenções na Linha Vermelha para melhorar o acesso ao aeroporto e acabar com os engarrafamentos na via.
O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior exaltou a união do Cetur e de seus resultados na elaboração de projetos para o turismo fluminense. “A Fecomércio abraçou o turismo, que, felizmente, vem demonstrando recuperação. Não acho que devemos apostar todas as fichas em iniciativas públicas. Porque quando o governo não faz, quem paga a conta somos nós, empresários, que estamos na ponta. Se pudermos encaminhar projetos e soluções, como estamos fazendo aqui, que nasçam no seio das pessoas que trabalham com isso, estaremos dando a nossa contribuição para o setor e para a economia como um todo”, ressaltou o presidente da Fecomércio RJ.
Adriana Homem de Carvalho fez um breve balanço das ações realizadas pela entidade. Citou o “Rio de Mãos Dadas” e o movimento “Rio em Frente”, e anunciou que a federação está apoiando a implantação de melhorias de infraestrutura da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) e elaborando um projeto de promoção do destino em mercados emissores internacionais.