‘Não abro mão do direito e da valorização do comerciante’, enfatiza o presidente do Sindilojas Niterói

Compartilhe:

Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói), Charbel Tauil, de 55 anos.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói), Charbel Tauil, de 55 anos, costuma dizer que está no comércio desde a barriga da mãe, que tinha uma loja de roupas. Mas foi na pequena fábrica de calçados do pai, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ainda muito cedo, com 12, 13 anos, que iniciou sua vida profissional. Primeiro como balconista e, depois, já com a carteira de motorista, como entregador de colchões no novo negócio do pai.

Charbel Tauil também seguiu o caminho do pai na vida sindical. Convidado por um amigo, ingressou há 12 anos na diretoria do Sindilojas Niterói. Foi também com o pai, um diretor da CDL, que aprendeu a lutar pelos direitos dos comerciantes. “Meu pai sempre foi muito firme nos direitos, nunca se conformou com o que os gestores públicos faziam com os lojistas. Eu não abro mão do direito e da valorização do comerciante. Isso para mim é fundamental”, destaca.

O presidente do Sindilojas Niterói é um defensor implacável da contribuição sindical. Segundo ele, a taxa mostra a importância dos sindicatos. “É como se estivesse pagando um plano de saúde. Quando precisar, tenho quem vai me socorrer. A contribuição fortalece o sindicato”, afirma Charbel Tauil.

Integrante da diretoria da Fecomércio RJ há quatro anos, o presidente do Sindilojas Niterói é só elogios à entidade. “A Fecomércio é o elo de ligação dos sindicatos com o poder público, é quem leva as reivindicações da categoria para as esferas estadual e federal”, ressalta o empresário, que acredita na gestão participativa e valoriza o atual comando da Fecomércio RJ por trabalhar dessa maneira. “Procuro fazer na Fecomércio o que faço no meu sindicato, apresentando sugestões e levando as questões do meu setor. Lá no Sindilojas nossos diretores têm a mesma voz que o presidente. É todo mundo ajudando o outro”, revela.

Casado há 27 anos e com dois filhos – um mora em Porto Seguro, na Bahia, onde administra um hotel da família, e a filha vive na Alemanha – tem prazer em sair com os amigos nas horas de lazer.

Leia mais

Rolar para cima