O programa RePET, realizado pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade – IFeS, anuncia o lançamento de cinco novas máquinas de coleta de garrafas pet em cinco unidades do Sesc RJ.
A previsão é que os equipamentos estejam em operação até o mês de abril. Nesta nova fase do programa, será possível contar, além do número de garrafas descartadas na máquina de coleta, o número de tampinhas descartadas – de forma totalmente automatizada. A expectativa é que, até o fim de 2022, sejam lançadas mais 30 máquinas em todo o estado, tanto nas unidades Sesc, Senac e em parceiros do Sistema Fecomércio RJ.
O equipamento, desenvolvido pelo IFeS em parceria com o Grupo Seiva, possui uma ferramenta de corte que fragmenta as garrafas de forma mais rápida e eficiente. Será possível, ainda, a leitura via código de barras no qual a máquina informará ao usuário se o material a ser reciclado é adequado. A iniciativa tem como base a logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
“Após a instalação nas unidades Sesc RJ, os colaboradores do Sistema Comércio RJ poderão depositar as garrafas na máquina modelo e serão beneficiados diretamente com esse correto descarte. A população também poderá fazer o descarte no formato “Doador anônimo”, assim qualquer pessoa vai poder fazer o depósito, entretanto, não terão benefícios diretos, mas indiretos. O projeto fundamenta-se em três pilares: Operação, Rastreabilidade & Comprovação Legal e Interação com o Consumidor”, informa Vinicius Crespo, diretor do IFeS.
As garrafas terão como fim processos de reciclagem dos resíduos. A doação das garrafas resultará em premiações para os colaboradores, que terão acesso a benefícios do Sistema Comércio, como hospedagens nos hotéis Sesc RJ, descontos em cursos do Senac RJ, entre outros.
Além das garrafas plásticas, serão arrecadadas – em recipiente próprio constante da própria máquina – as suas tampinhas, que serão destinadas aos Projetos “Rodando com Tampinhas” e “Pet Solidário”. Assim como as tampinhas, as garrafas plásticas recebidas serão encaminhadas gratuitamente às cooperativas de catadores cadastradas no sistema, com o objetivo que sejam comercializadas com a indústria da reciclagem, corroborando o compromisso social do Sistema Fecomércio RJ com os catadores.
Ao longo do processo serão gerados relatórios detalhando a performance do impacto gerado pelo projeto. O Sistema Fecomércio RJ terá também acesso a um dashboard de acompanhamento em tempo real, tanto dos volumes resgatados quanto dos indicadores de sustentabilidade atrelados à ação.
Sobre o IFeS – Um dos principais objetivos do IFeS é o de estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, como meio para promover o crescimento humano, empresarial e das instituições, otimizando, assim, as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense. A criação do IFeS estabelece o entendimento de que a sustentabilidade caminha na mesma direção e em paralelo ao desenvolvimento econômico, garantindo a manutenção do negócio alinhado às leis vigentes, e às expectativas do consumidor, cada vez mais exigente com os comportamentos éticos e ambientalmente sustentáveis das empresas.