A Fecomércio RJ anunciou, hoje (dia 20), as empresas vencedoras da 2ª edição do Prêmio Visão Consciente. Na categoria “Capacidade de Adaptação”, venceram, respectivamente nos portes P, M e G, as empresas Santa Ana a Granel, Mari e Sol Chocolates LTDA e Rezende Materiais para Construção S.A. Já na categoria “Transformação Social”, as premiadas foram, respectivamente, Spitz Comércio e Importação de Óculos e Acessórios LTDA (P), Cereais Bramil LTDA (M) e BlueMan (G).
O júri do Prêmio Visão Consciente é formado pela empresária Nelci Layola Porto, sócia-proprietária da Lutex Confecções; o técnico do time de vôlei Sesc RJ Flamengo, Bernardinho; e o jornalista Aziz Filho, sócio-diretor da Avenida Comunicação.
“Temos muito orgulho em receber vocês, empresários que atenderam ao nosso convite e inscreveram seus cases na segunda edição do Prêmio Visão Consciente. Líderes que transformam vidas a partir de práticas cada vez mais inovadoras, inclusivas, sustentáveis e socialmente responsáveis”, afirmou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.
A iniciativa destaca aqueles que fizeram a diferença em um momento tão adverso para os negócios e a economia. A premiação, que reconhece empresas conscientes que enxergam longe e podem ir além não apenas em seus negócios, levará os vencedores à maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2022), que acontece em janeiro, em Nova York.
O Prêmio Visão Consciente também valoriza o engajamento dos sindicatos filiados. O líder em motivação de inscrições desta edição foi o Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal e Comendador Levy Gasparian. O presidente do Sicomércio Três Rios, Julio Cezar Rezende de Freitas, ressaltou a importância da Fecomércio RJ abrir oportunidade para que as empresas, independentemente do tamanho, recebam reconhecimento. “Quero agradecer ao presidente Queiroz pela iniciativa da premiação, fundamental para os empresários que tanto lutaram nos últimos meses. O prêmio teve uma grande receptividade na região e a vitória é fruto do nosso empenho”, enfatizou Julio Rezende.
Além disso, outras duas instituições indicaram premiados na categoria Menção Honrosa: Sebrae RJ reconheceu a empresa Eletrofrigor como destaque, e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ) destacou a atuação do CEO da Rede Louvre Hotéis Brasil, e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado do Rio de Janeiro, Paulo Michel.
Todos os vencedores receberão troféu desenvolvido por alunos do Senac RJ, que também elaboraram a identidade visual do Prêmio Visão Consciente.
Conheça os cases vencedores:
Categoria: Capacidade de Adaptação
Porte: P
Empresa: Santa Ana a Granel
Projeto: “Transformando produtos em abraços apertados e em memórias afetivas.”
Resumo: A empresa investiu na ressignificação da alimentação saudável na vida de seus clientes, levando mais carinho, sabores afetivos e consequentemente um atendimento mais humanizado em um período delicado como a pandemia.
Porte: M
Empresa: Mari e Sol Chocolates LTDA.
Projeto: “Projeto Construindo uma Nova Identidade”
Resumo: A empresa investiu em montagem de gincana entre amigos para venda de ovos; venda de ovos fora do RJ – no município de Arraial do Cabo e mudança do estilo de liderança para motivação das funcionárias.
Porte: G
Empresa: Rezende Materiais para Construção S.A.
Projeto: “Aceitar o novo e se reinventar para adaptar”
Resumo: A empresa investiu em plataformas digitais, como e-commerce, mídias sociais, além de protocolos de enfrentamento à Covid-19; abertura de unidade no Leblon, gerando mais de 20 postos de empregos; e readequação do PDV, tornando-o mais interativo e humanizado.
Categoria: Transformação Social
Porte: P
Empresa: Spitz Comercio e Importação de Oculos e Acessorios LTDA
Projeto: “Visão no Futuro, uma questão de Ótica”
Resumo: Disponibilização de espaço para recebimento de doações de lacres de embalagens de alumínio. Incentivo junto à rede de clientes e parceiros. O objetivo era juntar os lacres para serem convertidos em cadeiras de rodas, que foram doadas a instituições filantrópicas.
Porte: M
Empresa: Cereais Bramil LTDA
Projeto: “Cozinha Mil – Geração de Renda”
Resumo: A empresa percebeu a necessidade de recolocar mulheres no mercado de trabalho e adequou os projetos junto às comunidades, passando a oferecer oficina de culinária com receitas que poderiam ser comercializadas. O Cozinha Mil Geração de Renda capacitou mais de 350 mulheres no interior do estado do Rio.
Porte: G
Empresa: BlueMan
Projeto: “BlueMask”
Resumo: Através do impacto social positivo gerado pela venda da ‘BlueMask”, a empresa conseguiu manter empregados todas as costureiras e fornecedores que tinham capacidade de produção para tal. Mais de 1 milhão de máscaras foram produzidas.
Menção Honrosa – Sebrae Rio
Empresa: Eletrofrigor
Menção Honrosa – Cetur Fecomércio RJ
Empresa: Paulo Michel – CEO da Rede Louvre Hotéis Brasil e presidente da ABIH-RJ
Rio de Mãos Dadas
O Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) promove, desde janeiro, uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada do otimismo da população fluminense, abalada pelos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. Ainda no primeiro semestre, será realizado um encontro com os prefeitos do interior para oferecer serviços móveis de saúde, cultura e de capacitação profissional para a população desses municípios. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura, personalizadas por dez artistas, as obras ficaram expostas em 10 pontos da capital do Rio de Janeiro e seguem para o interior do estado.