Projetos para promoção da inclusão produtiva e o desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade social através da educação são o foco da parceria
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Senac RJ firmaram, no fim de outubro, um protocolo de intenções focado em projetos de desenvolvimento educacional e profissionalizante da população carioca em situação de vulnerabilidade social. Laura Carneiro, secretária municipal de Assistência Social, e Sérgio Arthur Ribeiro da Silva, diretor regional do Senac RJ, foram os signatários do documento, em cerimônia na sede do Sistema Fecomércio RJ.
“O melhor programa social é o emprego e o caminho para essa conquista passa pela educação profissionalizante. É de extrema importância que organizações da sociedade civil se engajem em projetos de enfrentamento da pobreza, do desemprego e caminhem junto com a municipalidade pelo desenvolvimento da nossa cidade”, comentou o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Arthur Ribeiro da Silva.
O protocolo de intenções prevê a realização de parcerias entre as duas entidades, a exemplo do projeto Voe Natal que conferiu 200 vagas gratuitas de qualificação profissional em cursos do segmento de varejo nas unidades do Senac RJ em Campo Grande, Centro Politécnico, Madureira e Unidade Avançada de Hospitalidade da Rocinha, com aulas realizadas até o mês de novembro e inscrições através dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) de cada localidade. Bem como a continuidade da parceria já estabelecida para a realização de cursos gratuitos de capacitação profissional na Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ na Rocinha.
“Hoje a nossa comemoração é pelo Voe Natal, projeto que é sensacional, porque é o que as pessoas estão precisando, que é empregabilidade urgente e imediata, nesse momento em que a vulnerabilidade aumenta, e isso é flagrante na cidade. Se não dermos uma opção efetiva de emprego não vamos resolver a vida de ninguém”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.
Durante a cerimônia, ex-alunos da Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ na Rocinha e alunos do projeto Voe Natal revelaram suas trajetórias e planos para o futuro. Davison Coutinho, que trabalha na universidade PUC-Rio gerindo os jovens aprendizes que trabalham na instituição de ensino, destacou a educação como principal motor para a transformação social. “Temos vários casos de sucesso na parceria firmada com o Senac RJ, com mais 186 aprendizes contratados na PUC-Rio, tendo 46 sido deles efetivados. Eu mesmo jamais imaginei que entraria em uma faculdade e hoje posso dizer que me tornei aluno, funcionário, fiz mestrado e em breve concluirei meu doutorado. O papel transformador da educação parece uma utopia, mas é realidade”, concluiu Davison. Já Fernanda Lemos, moradora de Madureira e aluna do curso “A arte de se comunicar e vender mais” do programa Voe Natal, ressaltou a importância da capacitação para conseguir se destacar e conseguir uma recolocação profissional.
As vagas do projeto Voe Natal e da Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ na Rocinha são ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade destinado a candidatos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados.