Senac RJ completa 75 anos com resultados positivos mesmo na pandemia

Compartilhe:

O Senac RJ, que comemorou 75 anos no último domingo (10), tem como missão educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo e atuar em prol do desenvolvimento social do Estado do Rio de Janeiro. Além das 30 unidades operacionais, divididas entre a capital e 20 municípios fluminenses, há o reforço de 3 unidades móveis de ensino nas áreas de Informática e Gestão, Gastronomia e Beleza, ampliando a cobertura regional da instituição além das unidades fixas. A estrutura do Senac RJ conta com 548 ambientes educacionais, 260 cursos no portfólio e uma taxa de empregabilidade de ex-alunos de 60%, garantindo o retorno do investimento feito na educação.

Em 2019, as ações formativas do Senac tiveram 1.687 vagas ofertadas no projeto Senac na Comunidade, que promove gratuitamente capacitação e qualificação profissional básica a pessoas em situação de vulnerabilidade social; mais de 23 mil jovens, com idade a partir de 14 anos, foram encaminhados profissionalmente pelo programa Jovem Aprendiz; e outros 22 mil alunos tiveram o apoio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) para se capacitarem. Antes de suspender provisoriamente suas atividades por conta da pandemia do Covid-19, o programa Senac na Comunidade formou 51 alunos no município de Três Rios em fevereiro de 2020.

Durante o período de isolamento social, o Senac RJ desenvolveu metodologia própria para dar continuidade às turmas em formação de maneira remota. Foram oferecidos cursos on-line gratuitos na área de TI e de preparação para o Enem, entre outras ações, e, em agosto, foram abertas 62 novas turmas com aulas em tempo real e a preços promocionais, seguindo a premissa institucional de transformar vidas por meio da educação.

Os cursos de formação inicial e continuada atraíram mais de 41 mil alunos, ao passo que os cursos técnicos tiveram mais 14 mil matrículas em 2020. Já os estudantes de graduação, pós graduação e especialização somaram mais de 900 alunos, que investiram na trilha da educação como diferencial em suas carreiras. Em números globais, o Senac RJ teve uma carga horária superior a 11 milhões de horas/aula, mesmo na pandemia, e atendeu mais 56 mil alunos no ano de 2020, reunindo todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação. ​

A Feira Virtual também teve um papel relevante para a inclusão social em um momento adverso. O evento realizado em formato remoto foi a saída encontrada pelo Senac RJ para contribuir com aqueles em busca de recolocação no mercado ou mesmo do primeiro emprego nas circunstâncias impostas pela pandemia. Foram oferecidas duas edições, nos meses de março e outubro de 2020: a primeira com ênfase na linha de frente contra a Covid-19, nas áreas de saúde e serviços essenciais, e, a segunda, focada na retomada da atividade econômica. No total, a ação recebeu 34 mil visitas, foram oferecidas mais de 7 mil vagas de trabalho em parceria com mais de 500 empresas, e alcançado um número superior a 94 mil candidaturas. Além disso, foram apresentadas 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas. O Banco de Oportunidades do Senac RJ ainda disponibilizou e-books, podcasts e tutoriais voltados à formação profissional dos visitantes.

Retorno das aulas presenciais em diversas unidades Senac RJ

O plano de reabertura gradual das unidades do Senac RJ no estado do Rio de Janeiro chegou a diversas regiões do estado, entre elas: Itaperuna, Resende, Volta Redonda, Petrópolis, Nava Friburgo, Rio das Ostras e Cabo Frio. Também voltam a funcionar as unidades Marechal Floriano, no Centro do Rio, e Irajá, na zona norte. A retomada das aulas presenciais teve início a partir do dia 11 de janeiro. A instituição, que estava com as atividades suspensas desde março de 2020 devido à pandemia, retorna o atendimento respeitando todas as regras e protocolos sanitários vigentes. As matrículas podem ser realizadas diretamente na unidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.rj.senac.br.

Os cursos presenciais ofertados na unidade de Itaperuna são: Técnicas para Taifeiro Offshore, Informática Básica, Design de Sobrancelhas, Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, Cabeleireiro, Libras Básico 1, Marketing Digital, Maquiador, Introdução à Fotografia Digital e Técnico em Enfermagem. O cronograma prevê novas turmas ao longo do primeiro semestre de 2021, incluindo opções já a partir do mês de janeiro.

Em Resende, serão disponibilizadas vagas para os cursos de Excel, WS: Automaquiagem, Preparo de Hambúrguer Gourmet, Maquiador, Depilação com linha, Cabeleireiro e Bases de Confeitaria.  Já Volta Redonda, receberá inscrições para cursos de Depilação com linha, Maquiador, Cabeleireiro, Alongamento de Cílios e Micropigmentador.

Já em Petrópolis, serão disponibilizadas vagas para os cursos de Design de Sobrancelhas, Bases de Confeitaria, Preparo de Pães Tradicionais e Alongamento de Cílios. A cidade de Nova Friburgo receberá inscrições para cursos de Micropigmentador, Decoração Básica de Interiores, Informática Básica, Design de Sobrancelhas, Introdução à Fotografia Digital, Introdução ao Paisagismo e Organização de Espaços Residenciais.

Em Cabo Frio, serão disponibilizadas vagas para os cursos de Técnicas para Taifeiro Offshore, Alongamento de Cílios, Design de Sobrancelhas e Depilação.  Já Rio das Ostras, receberá inscrições para cursos de Design de Sobrancelhas, Alongamento de Cílios e Maquiador.

Os cursos presenciais ofertados na unidade de Irajá são: Design de Sobrancelhas, Libras Básico I, Porteiro e Vigia, Cake Design, Excel Avançado e Alongamento de Cílios.

Já a unidade Marechal Floriano, no Centro do Rio de Janeiro, oferece turmas de: Fotógrafo, Cabeleireiro, E-Social, Excel, Design de Sobrancelhas, Workshop Imposto de Renda Pessoa Física, Workshop Automaquiagem e com Foto Antes e Depois, Barbeiro, Alongamento de Cílios, Porteiro e Vigia, Informática Básica e Micropigmentador.

Além das novas turmas, os alunos do Senac RJ matriculados nas duas unidades em cursos que tiveram as aulas suspensas durante o período de isolamento social, prosseguirão suas aulas presenciais de forma gradativa. Todas as salas de aulas e ambientes internos seguirão medidas de distanciamento, desinfecção e limpeza, para resguardar a saúde de alunos e colaboradores.

Leia mais

Rolar para cima