Conselho Estadual de Turismo se reuniu na sede da Fecomércio RJ

Compartilhe:

A Fecomércio RJ sediou, no dia 25 de julho, uma nova reunião do Conselho Estadual de Turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), sob a liderança do secretário Otávio Leite. O encontro deu visibilidade à agenda de prioridades dos gestores do turismo para o segundo semestre, além de alinhar iniciativas conjuntas e ações complementares para alavancar o segmento turístico nas diversas regiões do estado.

Dentre os destaques do encontro, o anúncio do retorno do Salão do Turismo, evento que conta com o apoio da Federação do Comércio do Rio e que pretende promover as cidades do interior fluminense, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no Píer Mauá, junto com o maior evento gastronômico do país, o Rio Gastronomia.

“Depois de 8 anos, vamos retomar neste mês de agosto o Salão do Turismo, que é tão importante para o desenvolvimento do turismo no interior do Rio”, destaca o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Durante a reunião, também foi apresentada a iniciativa do Governo do Estado, que está em negociações com a companhia aérea Tap Air Portugal (TAP), de se oferecer um Spot Over, no Rio de Janeiro, através dos voos desta companhia. O Spot Over possibilita uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão. Dessa forma, os turistas poderão aproveitar a estala dos voos para conhecer o Rio de Janeiro sem precisar pagar outra passagem para isso. O objetivo é trazer mais turistas para o estado e com isso fomentar a economia.  

O presidente do SindRio, Fernando Blower, também parabenizou o Governador Wilson Witzel e a Setur RJ pela iniciativa, que no dia 19 de junho, determinou a redução da base de cálculo de ICMS para refeições e bebidas manipuladas em restaurantes, bares e bufês no estado. O decreto, publicado no Diário Oficial, foi articulado pelas secretarias de Turismo e Fazenda e pelo próprio SindRio.      

Outras questões importantes também foram discutidas, como a redução da alíquota do querosene de aviação no estado do Rio de Janeiro, que vai beneficiar os consumidores e tornar a cidade mais atrativa para as companhias aéreas; a redução do ICMS das feiras, para tornar o estado mais atrativo e competitivo na captação de grandes feiras; e uma maior interlocução com os órgãos governamentais, para as reivindicações das entidades envolvidas, além do aprimoramento da segurança. 

Participaram do encontro, o secretário Especial de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Paulo Jobim; a subsecretária de Turismo do estado do Rio e presidente da Abeoc-RJ, Adriana Homem de Carvalho; o presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães; o presidente do SindRio, Fernando Blower; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; além de representantes do Rio Convetion & Visitors Bureau, ABIH-RJ, RioTur, Sindetur RJ, SindHotéis RJ, entre outros.

img_7869.jpg

Leia mais

Rolar para cima