Os jardins do Museu da República recebeu, entre os dias 2 e 3 de novembro, o Festival Sesc de Economia Criativa, uma exposição em que o público pode conhecer diversas formas de geração alternativa de renda. A mostra apresentou produtos artesanais e serviços comercializados por pequenos empreendedores apoiados pelo Sesc RJ por meio dos projetos Sesc+ Criativo, Sesc+ Social e Incubadora de Economia Criativa, que acontecem em 17 suas unidades no estado.
Além das barracas, onde foram expostos acessórios de moda, artigos de decoração, brinquedos, alimentos, utilidades domésticas, entre outras peças, os visitantes participaram de oficinas práticas sobre confecção de produtos artesanais. Entre eles, velas aromáticas, cosméticos com produtos naturais, estamparia de canga, chaveiros, cortina de retalhos e furoshiki (bolsa com tecidos).
A programação contou com palestras sobre temas relacionados à administração e ao marketing de negócios artesanais, como a precificação e o uso da tecnologia para a venda de produtos, e sobre negócios promissores, como cervejas artesanais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). No domingo, os empreendedores que são cases de sucesso compartilharam suas experiências com o público.
A área gastronômica destacou a comida internacional. Uma feira reuniu pratos típicos da Síria, Haiti, Camarões, Congo, Nigéria, Colômbia e Venezuela elaborados por refugiados empreendedores que participam do projeto Sesc+ Povos e Nações. O Festival do Café também esteve presente com barracas de produtores e gastronomia inspirada no café. Um espaço dedicado às crianças ofereceu oficina de pipa, shantala (massagem em bebês), atividades sensoriais e pintura facial.
O evento, com entrada franca, contou com o apoio da Prefeitura do Rio e do Museu da República.