O dia 06 de fevereiro marcou a realização da primeira reunião de Diretoria da Fecomércio em 2020. Na ocasião, o diretor do IFec RJ, João Gomes, apresentou a evolução recente dos indicadores econômicos do estado do Rio de Janeiro, passando pelo Índice de Confiança das Famílias, pela Confiança do Empresário do Comércio e, também, pela atividade econômica de forma geral.
Na avaliação do economista João Gomes, o momento é positivo para o estado do Rio, que vem dando sinais de uma aceleração maior que a nacional. O Índice de Confiança das Famílias, no mês de janeiro, teve variação de -0,8 ponto em relação ao mês anterior e -4,9 pontos na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já a Confiança do Empresário do Comércio teve alteração de 2,8 pontos em relação ao mês anterior e 8 pontos no comparativo com janeiro de 2019.
Outro tema discutido foi a regulamentação para o Emprego Verde e Amarelo, criado pelo Governo Federal por medida provisória, para estimular a geração de empregos para pessoas entre 18 e 29 anos que procuram a primeira oportunidade no mercado de trabalho. A consultora jurídica da Fecomércio RJ, Jacqueline Lippi, esclareceu dúvidas dos diretores e ressaltou que, apesar da MP do programa Verde e Amarelo estar em vigor, ainda precisa da aprovação do Congresso Nacional para virar lei. Caso não seja aprovada até meados de março, a medida deixa de valer e, com isso, a regulamentação perde valor.
Também foi apresentado aos diretores um balanço das atividades dos postos de atendimentos da JUCERJA recentemente instalados em cinco sindicatos filiados, respectivamente, Nova Friburgo, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda e Cabo Frio.