Buscando estratégias para alavancar as vendas do comércio nas principais datas do varejo durante o segundo semestre, o Sistema Fecomércio RJ e o Sebrae Rio desenvolveram uma agenda de ações e campanhas para fortalecer os empresários do comércio e sensibilizar os consumidores sobre a importância dos pequenos negócios que estão à sua volta. A primeira data a ser trabalhada pela iniciativa conjunta é o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho.
“Tenho certeza de que a união da Fecomércio, IFec, Sebrae, Sesc e Senac em iniciativas conjuntas possibilitará às micro e pequenas empresas que atuam no comércio fluminense o apoio que anseiam neste processo de reabilitação econômica que enfrentaremos. Mais do que nunca, capacitação de empresários e educação empreendedora, focos do Sebrae, são fundamentais para a sobrevivência dos negócios. Assim como a formação e qualificação de equipes disponibilizados pelo Senac. É fortalecendo a conexão do comércio com seus clientes e a importância dos pequenos negócios que criaremos oportunidades de vendas”, enfatiza Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio.
O plano consiste em três etapas: foco inicial na capacitação de empresários, sensibilização do consumidor para a data e apoio aos empresários para aproveitar melhor as oportunidades de vendas. Ações já adotadas pelas entidades, como a plataforma de e-commerce Loja OnLine, com adesão gratuita disponibilizada pela Fecomércio RJ, pesquisas de expectativas dos empresários e análises prévias do comportamento do consumidor realizadas pelo Instituto de Pesquisas e Análises Econômicas da Fecomércio (IFec RJ) e a expertise técnica do Sebrae Rio na capacitação de empresários de micro e pequenas empresas compõem a conexão que viabiliza o novo plano de incentivo ao comércio do estado do Rio de Janeiro.
“Entendemos a importância das datas comemorativas para o comércio neste ano atípico. Por conta disso, a integração do Sebrae Rio e do Sistema Fecomércio RJ é um esforço conjunto de apoio ao comércio local tanto para sua sobrevivência quanto para o desenvolvimento socioeconômico do estado neste momento tão difícil. Comprar do comerciante do seu bairro é um grande negócio. E acredito que é possível se adaptar às mudanças e aos novos hábitos de consumo impostos pela pandemia com planejamento e capacitação, além de gerar no consumidor o desejo de comprar dos pequenos negócios”, destaca Antonio Melo Alvarenga Neto, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
Entre as programações para julho, com foco em fortalecer o Dia dos Avós, o Senac RJ contribuirá com sua experiência na área de educação, oferecendo conteúdo informativo através de seus canais digitais, incluindo e-books e vídeos com dicas sobre autocuidado, trabalhos manuais, culinária e conectividade. O Sesc RJ reforçará seu compromisso de incentivar a qualidade de vida com ações digitais de cultura, saúde e lazer. O Sebrae Rio oferecerá uma série de Talks para a disseminação de conteúdos relacionados à nova realidade, posicionamento e reinvenção do varejo de modo a impulsionar as vendas. Os eventos online abordarão temas como planejamento, marketing digital, comportamento do consumidor, e ainda terá dicas e soluções para implementar nas empresas. As inscrições serão pelo site loja.rj.sebrae.com.br.
Valores comuns às entidades, que prezam pelo desenvolvimento humano e profissional e pelo fortalecimento do mercado local, destacando a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro, norteiam a iniciativa.