Senac RJ adapta conteúdos para manter aulas online na pandemia

Compartilhe:

Professores e alunos do Senac RJ transformaram, juntos, suas rotinas, diante da pandemia da Covid-19. As unidades reformularam a abordagem para o modelo online com o intuito de viabilizar a continuidade do conteúdo programado para a formação dos alunos.

Enquanto parte das aulas são oferecidas por meio de vídeo-aulas, com a interação por chat e avaliações constantes sobre o conteúdo abordado na sala de aula virtual, alguns tópicos mais práticos foram adaptados para que o estudante se aproxime de sua área de atuação, mesmo não podendo ir a campo.

O curso Técnico de Design de Interiores, por exemplo, que é composto majoritariamente por aulas práticas e atividades simuladas, passou a oferecer seu conteúdo em ambiente digital, com aulas online realizadas até com visitas técnicas virtuais a lojas de design de interior e de materiais de revestimento.

“Os estudantes de curso técnico profissionalizante têm pressa para se inserir no mercado de trabalho. Não podíamos ficar esperando o isolamento social cessar. Após treinamentos, chegou o primeiro dia de aula e fomos nos adaptando à nova modalidade e aos recursos da plataforma. Os alunos, no início ainda inseguros, foram se adaptando e hoje apresentam um bom desempenho e desenvoltura com os recursos online”, destaca a instrutora do Senac Barra da Tijuca, Maria de Fátima Gomes Vieira.

Contato com instrutores é fundamental

A plataforma de ensino se tornou adaptável também para alunos que enfrentam dificuldades de acesso remoto, como a aluna Nélia Dias, do curso de Assistente de Recursos Humanos da Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ, na Rocinha.

“Os instrutores são muito atenciosos e mantêm contato constantemente com os alunos. No início, achei que teria resistência ao sistema, mas me adaptei perfeitamente, e consigo acompanhar todas as aulas. Mesmo pelo celular, pois não tenho computador, posso seguir com a agenda de trabalhos, dando continuidade aos módulos do curso”, relata a aluna Nélia Dias, do curso de Assistente de Recursos Humanos.

Mais flexível, mas não menos didático, o modelo de ensino online adotado pelo Senac RJ garante a interação constante com os instrutores para que os alunos tenham todo respaldo necessário, sem o risco de precarização do ensino ou adiamento da conclusão do curso.

As aulas online seguem documentos balizadores, como as Sequências Didáticas, que norteiam os conteúdos e as atividades “mão na massa” que serão executadas para que as competências necessárias sejam desenvolvidas pelos alunos.

“Está sendo maravilhosa essa transição, pois eu só tinha experiência de sala de aula. Estou aprendendo cada vez mais, me reinventando e me adaptando e fazendo o que eu mais amo, que é ensinar”, disse a instrutora Juliana Lopes, do curso Técnico em Estética do Senac Campo Grande.

O que dizem os alunos

Leandro da Conceição, aluno do curso gratuito de Assistente de Logística na Rocinha:

— A forma que o Senac RJ encontrou para que continuássemos tendo acesso a todo conteúdo e déssemos sequência aos nossos estudos foi fundamental para que mantivéssemos o foco no curso. O incentivo para que a turma siga estudando, mesmo à distância, é constante. Os instrutores estão à nossa disposição a todo momento para conversar sobre as dúvidas que surgem.

Joyce Barbosa, aluna do curso Técnico em Administração do Senac Duque de Caxias:

— Temos que sair deste triste momento melhores de alguma forma. Com as aulas online estamos todos nos tornando mais independentes e acima de tudo disciplinados.

Amanda de Castro, aluna do curso Técnico em Produção de Moda na unidade de Copacabana:

— Confesso que fiquei receosa sobre como seria a adaptação da dinâmica de sala de aula, mas logo na primeira semana os alunos já conseguiram se adaptar ao sistema. Ao mesmo tempo em que perdemos o relacionamento pessoal no dia a dia, ganhamos em criatividade com as tarefas individuais ou em dupla. Os trabalhos propostos foram desafiadores e nos ajudaram a desenvolver um novo olhar sobre o ramo da moda, mais colaborativo e adaptado à atual situação. Já finalizamos o conteúdo teórico e em breve retomaremos o curso com a programação prática, que requer aulas presenciais.

Leia mais

Rolar para cima