A digitalização do comércio foi o tema da última live da série ‘Os desafios da retomada do comércio’, realizada nesta quarta-feira (dia 29), no canal da Fecomércio RJ no Youtube e no Facebook.
O encontro virtual foi mediado pelo apresentador Sidney Rezende e contou com a participação de Leôncio Oliveira, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Miguel Pereira e Paty do Alferes; Luiggi Senna, fundador da empresa Convem – Sua Loja Online; e Vinicius Crespo, advogado da Fecomércio RJ.
Vinicius Crespo comentou aspectos jurídicos que diferenciam o e-commerce do comércio físico. “Existe uma peculiaridade neste setor que é o direito de arrependimento, que dá um prazo de sete dias para o cliente desistir da compra, sem ônus. Este é um fator atrativo do comércio eletrônico. Apesar disso, também existem muitos desafios, como o acesso à rede de dados, já que a internet é muito cara e ainda deficitária no Brasil; a segurança de dados também gera receio da clonagem de dados; e, por fim, a logística, um dos gargalos desse setor, onde o comércio que garantir o prazo de entrega, baixo custo de frete e modalidades de devolução estará à frente. Para fomentar o comércio local, temos que investir nestas novas ferramentas”, comentou o representante da Federação do Comércio.
A concorrência entre o comércio físico e digital foi destacada pelo diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Miguel Pereira e Paty do Alferes. “O e-commerce, de certa forma, provoca uma concorrência desleal ao comércio físico. Se eu tiver, por exemplo, com minha loja num estado com carga tributária mais baixa, eu fico exposto a esse risco. A empresa formal está sujeita a diversas obrigações, que o e-commerce geralmente não tem, além do custo logístico bem mais reduzido. Até mesmo pequenas indústrias desovam boa parte de seu estoque utilizando seu e-commerce, sem tributar nada. Isso dificulta a concorrência. Por outro lado, acho fantástica essa solução da Loja Online, parceria que a Fecomércio RJ fez com a Convem, integrando lojas físicas ao ambiente digital. Um dos desafios é integrar os sistemas entre os dois canais. Além disso, o pequeno empresário tem dificuldade em fazer negócios com os governos, por exemplo, então é mais um desafio nesta retomada”, destacou o empresário Leôncio Oliveira.
Luiggi Senna, da Convem, abordou as vantagens da plataforma Loja Online, disponibilizada através de parceria da empresa com a Fecomércio RJ e o Sebrae Rio. “A missão da Convem é transformar o comércio local em online. Daqui a alguns anos, queremos que não haja diferenciação de loja física e online, o que mudará é o canal de venda. Nesta parceria com a Fecomércio RJ, temos aberto nosso leque de atuação para lojas de moda, móveis e serviços. Nosso desafio é ser adaptável e aumentar a capacidade de gestão do empresário através da Loja Online. Com a ferramenta, o empresário passa a ter melhor controle sobre os clientes, além de uma visão metrificada dos tipos de compra, possibilitando que a loja procure o cliente para saber como pode melhorar a oferta e a operação. Outro benefício é que o ticket médio, na loja online, aumenta de duas a três vezes, pois o comportamento do consumidor muda. Outra vantagem do eletrônico é a facilidade de integração das funções de programações conectadas a outros serviços, como os correios, gerando uma vantagem de rastreabilidade”, enfatizou Luiggi Senna.