Pesquisa do IFec RJ mostra que 46,2% dos empresários buscaram ou pretendem buscar crédito em alguma instituição financeira

Compartilhe:

A crise econômica provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) afetou duramente a economia nacional e, mais fortemente, a atividade econômica fluminense, que vinha vivenciando, até então, uma retomada. Para entender melhor os reflexos financeiros da pandemia nos setores de comércio e serviços, o IFec RJ realizou um levantamento com 626 empresários do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa apurou se os empresários buscaram ou pretendiam buscar crédito junto a alguma instituição financeira no mês de julho, em função dos impactos do distanciamento social nos negócios. A sondagem mostrou que 46,2% dos empresários do setor devem buscar algum tipo de crédito. Ou seja, 5 em cada 10 entrevistados pretendiam ir a alguma instituição financeira para tomar recursos emprestados.

Diante do percentual de empresários que não tinham a intenção de procurar por crédito, o IFec RJ procurou entender os motivos pelos quais não pretendem usar esse recurso. Para 23,3% dos consultados, não faz sentido tomar dinheiro emprestado se não tem confiança que vão sobreviver à crise. Outros 14,6% precisam, mas estão inadimplentes; e 11,9% informaram não gostar de tomar dinheiro emprestado. Cerca de 9,6% necessitam, mas acreditam que as taxas de juros são altas; e 9,1% veem excesso de burocracia para tomada de empréstimo. Apenas 27,4% dos pesquisados que não vão tomar crédito informaram não precisar de crédito, uma vez que suas empresas estão saudáveis.

Leia mais

Rolar para cima