O Sistema Fecomércio RJ vem incentivando uma série de ações cujo objetivo é promover a valorização do turismo local, com foco nos destinos turísticos do estado do Rio. Recentemente, promoveu a reabertura dos hotéis Sesc em Copacabana e Nogueira, que passam a operar em alinhamento com todos nos novos protocolos de higiene, sanitização e treinamento de equipes para o combate ao novo coronavírus. Uma outra cidade que integra as programações da entidade para atividades turísticas é Vassouras.
Embora esteja cercada de muito verde e natureza abundante, o que marca Vassouras é o turismo cultural. Um dos berços da diversidade cultural brasileira, a cidade é um dos principais pontos do turismo da Região do Vale do Café, no Sul do estado do Rio.
Forjada no bojo do primeiro ciclo do café no Brasil, no segundo reinado, Vassouras foi um dos principais centros culturais, políticos e econômicos do século XIX, quando o café era o principal insumo da economia brasileira.
Atualmente, Vassouras é considerada uma cidade histórica, turística e universitária. Detentora de um rico patrimônio cultural material e imaterial, a região abriga fazendas históricas remanescentes dos tempos áureos do café, um conjunto paisagístico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e um casario de época com belíssimas construções, como casarões, sobrados e palacetes, pelo Jongo, pela Capoeira, pela Caninha Verde, pelo Calango e pelas Folias de Reis.
Com um povo hospitaleiro, cheio de histórias para contar, o nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região, conhecido como “tupeiçava” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha. Os amantes da cidade dizem que é impossível não se apaixonar pelo calçamento de suas ruas, pela beleza de seus prédios, fazendas, praças, chafarizes, palmeiras e figueiras centenárias.
O município está bem localizado no mapa, próximo dos principais centros metropolitanos do Sudeste. É cortada pela BR 393 que liga o sul ao nordeste brasileiro. Está a 120 km da capital fluminense e relativamente próxima de São Paulo e Belo Horizonte. Com clima agradável, a apenas 120 quilômetros do Rio de Janeiro, em torno de 35 mil habitantes, Vassouras é a cidade ideal para quem deseja ter tranquilidade para estudar.
Os principais atrativos turísticos vassourenses são seu centro histórico preservado pelo IPHAN, composto por um lindo casario histórico (casarões, solares, sobrados e palacetes), o Mirante Imperial com vista privilegiada da cidade, o Museu Casa da Hera (museu federal com mobiliário e roupas do século XIX de grande valor histórico), a Antiga Estação Ferroviária que guarda um legítimo modelo de uma locomotiva Baldwin que circulou na Estrada de Ferro Dom Pedro II e oito fazendas históricas integradas ao turismo. As fazendas históricas são um tesouro a parte do Vale do Café. Em Vassouras, existem mais de uma dezena de fazendas remanescentes, oito delas abertas à visitação: Fazenda Cachoeira Grande, Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, Fazenda Mulungu Vermelho, Fazenda Santa Eufrásia, Fazenda São Fernando, Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Fazenda São Roque e Fazenda do Secretário.
A cidade também possui uma grande estrutura hoteleira preparada para receber turistas, com direito a restaurantes, bares, lanchonetes, um Centro de Atendimento ao Turista para qualificar a experiência do visitante que vem em Vassouras. Os visitantes também tem acesso a um calendário turístico cultural diversificado com eventos temáticos durante todo o ano, como a Feira da Cachaça, o Festival Vale do Café, o Festival Café, Cachaça e Chorinho, o Festival de Cinema de Vassouras, o Festival de Cultura Cervejeira, entre outros.
Conheça mais em:
https://www.visitevassouras.com/