Sesc RJ e Fecomércio RJ apresentam soluções no Green Rio 2023

Compartilhe:

Mesa Brasil Sesc, combate ao desperdício no campo, game para educação ambiental, máquinas de reciclagem e carpoteca estão entre as atrações do Green Rio/Green Latin America, evento voltado à bioeconomia mundial  

Foto: Rui Porto Filho 

O Sesc RJ – integrante do Sistema Fecomércio RJ – é um dos apoiadores da 11ª edição do Green Rio/Green Latin America, evento voltado à bioeconomia que reuniu, no Rio de Janeiro, instituições e especialistas do Brasil e do exterior para discutir soluções para o tema.

O evento ocorreu na Marina da Glória, onde a instituição apresentou, em um estande de 180m² e em palestras, algumas iniciativas voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica, assim como ações de educação e conscientização.

 

Aproveitamento integral dos alimentos

Os visitantes puderam conhecer o trabalho do Mesa Brasil Sesc RJ, um banco de alimentos reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho de levar alimentos de quem pode doar para quem precisa receber. Ações educativas nas instituições socioassistenciais que recebem as doações estimulam o aproveitamento integral dos alimentos e a cultura do não-desperdício.

 

Conscientização das crianças

O programa realiza trabalhos de conscientização também com crianças, por meio do projeto Pequeno Gourmet. São oficinas de culinária, hortas, jogos educativos e palestras que buscam criar bons hábitos alimentares e uma melhor qualidade de vida. Crianças do Sesc+ Infância (projeto de educação complementar do Sesc) participam dessas atividades e foram convidadas a registrar artisticamente suas vivências em telas coloridas, que serão expostas no evento.

 

Redução do desperdício no campo

Outra iniciativa do Mesa Brasil Sesc RJ que o público conheceu no Green Rio foi o Mesa no Campo. Com ele, produtores rurais fornecem ao programa alimentos que estão fora do rigoroso padrão comercial e que seriam descartados, virando adubo – 45% do plantio de frutas e hortaliças ainda são perdidos nesse processo. Por estarem em perfeito estado para o consumo e conterem alto valor nutritivo, os alimentos são destinados a instituições socioassistenciais e vão parar no prato de quem mais precisa.

 

Game Minecraft na educação ambiental

As abelhas nativas brasileiras são importantes para a biodiversidade porque são responsáveis pela polinização de plantas, o que ajuda na reprodução e produção de frutos e sementes. No entanto, essas abelhas enfrentam ameaças, como destruição de seus habitats naturais e uso de agrotóxicos. Essa é uma das lições que os jovens que visitaram o evento receberam no estande do Sesc RJ por meio do jogo eletrônico Minecraft. A versão educacional da plataforma da Microsoft é utilizada pela instituição em ações de educação ambiental para crianças e adolescentes.

 

Experiência sensorial em sementes e frutos

O Sesc RJ levou ao evento a carpoteca Guardiões de Sementes. Carpoteca uma coleção de sementes e frutos nativos classificados por espécie e expostos em caixas que permitem sua observação pelo público. No âmbito da educação ambiental vivencial, a Carpoteca propicia experiências de conexão com a diversidade botânica e contribui para reflexões sobre a importância das florestas, segurança alimentar e agroecologia. A exposição foi coordenada pelo Núcleo Socioambiental Sesc Teresópolis, com o objetivo de promover a disseminação de conhecimentos sobre a biodiversidade dos biomas brasileiros e o valor da floresta em pé. Também faz parte do acervo uma mini Xiloteca, uma coleção botânica composta por diversas amostras de madeiras, onde é possível observar cores, texturas, peso e aroma de espécies arbóreas.

 

Artesanato e empreendedorismo

Uma feira com produtos artesanais reuniu pequenos empreendedores apoiados pelo Sesc RJ por meio de sua Incubadora de Empreendedorismo e Economia Criativa. Além de conhecer os novos negócios, o público experimentou e adquiriu os produtos.

 

Máquinas de reciclagem e cashback

O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) disponibilizou duas máquinas do programa “Retorna Machine” durante o evento. As máquinas recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço, longa vida e PET. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles. Esses pontos são chamados de “Tricoins” e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo. A reciclagem das embalagens gera créditos para recarga de celular, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no Pagbank, Mercado Pago, dentre outros. Além dessas vantagens, a parceria da Ambipar Triciclo com a Fecomércio RJ promete, em breve, disponibilizar a troca de Tricoins por descontos nos cursos Senac RJ.

 

Prêmio Visão Consciente

A instituição aproveitou o ambiente da Green Rio para promover a 4ª edição do Prêmio Visão Consciente, cujas inscrições ficarão abertas até o dia 22 de outubro. A distinção foi criada para apoiar empresas do comércio de bens, serviços e turismo do estado que inovam e adotam, em seus negócios, práticas sustentáveis e demonstram comprometimento com as questões ambientais e de responsabilidade social. Os seis vencedores serão levados para a maior feira de varejo do mundo: A NRF – Retail’s Big Show, em Nova York, em janeiro, com todas as despesas pagas. As categorias são Meio Ambiente e Responsabilidade Social Empresarial. Mais informações podem ser obtidas em www.premiovisaoconsciente.com.br, e os ganhadores serão conhecidos em dezembro de 2023.

 

Palestras sobre combate ao desperdício e economia circular

A programação do Green Rio contou com palestras sobre assuntos relacionados aos projetos que o Sesc RJ e a Fecomércio RJ levaram ao evento.

A diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, participou da abertura oficial, na quinta-feira (31/08). O diretor-executivo do IFeS, Vinicius Crespo, falou sobre o protagonismo do comércio fluminense na economia circular com a engenheira ambiental da rede Zona Sul de Supermercados, Cintia dos Anjos, que abordou a segurança alimentar no primeiro dia do evento.

Já a gerente do Mesa Brasil Sesc RJ, Cida Pessoa, participou da mesa sobre “Cidades Sustentáveis – Conexão Rural-Urbano” juntamente com Rozilene Caletti (Mulheres do Biogás), Enrique Garcilazo (OCDE) e Verônica Sabatino (Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu-SP).

A coordenadora de Nutrição do Mesa Brasil Sesc RJ, Karime Ribeiro, compartilhou com o público informações sobre o programa na mesa “Compras Públicas, Cidadania e Alimentação Escolar”. Ela divide o palco com Rogerio Dias (Instituto Brasil Orgânico), Alessandra Pereira (UNIRIO), Teresa Corção (Chef e Designer, Embaixadora da Cozinha Brasileira no Senac RJ) e José Lucena (Projeto Hortas Urbanas/UFRRJ).

Leia mais

Rolar para cima