Senac RJ e Degase-RJ iniciam projeto socioeducativo para jovens

Compartilhe:

Evento marcou o início da parceria educacional inédita dedicada a jovens do Programa Individual de Semiliberdade no estado  

Foto: Adriano Ishibashi

O Senac RJ promoveu, no dia 05 de setembro, evento inaugural, para alunos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase-RJ), vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ). O encontro, realizado na sede da Fecomércio RJ, no Flamengo, teve a presença do campeão olímpico do vôlei brasileiro e treinador do Sesc RJ, Giovane Gávio, e marcou o início da parceria educacional inédita, firmada em julho, para qualificação profissional de jovens integrantes do Programa Individual de Semiliberdade no estado.

“Temos olhar muito especial para este projeto que idealizamos para levar o melhor a vocês. Aproveitem essa oportunidade que pode mudar suas vidas”, afimou Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ, se dirigindo aos alunos na abertura do evento. Em seguida o diretor do Degase, Victor Hugo Poubel, falou sobre a extensão do projeto a outros jovens. “Esse é um momento único dessa parceria construída pelas equipes do Senac RJ e do Degase-RJ. O projeto se inicia na nossa Semiliberdade, mas em breve vai chegar também às unidades de internação”, anunciou.

Durante palestra, Giovane abordou o papel de cada um dentro da função que busque desempenhar, explorando temas como a importância da capacitação técnica, disciplina, organização, coordenação, perseverança, aprendizagem em grupo, amizade e base familiar para o desenvolvimento profissional. “Fortaleçam sempre a base. Estudem, se capacitem, agarrem oportunidades, mas procurem também estar cercados de pessoas que possam apoiar e colaborar para o desenvolvimento de vocês”, orientou o atleta.

 

Sobre os cursos  

Os cursos gratuitos, inicialmente de Informática fundamental e de Habilidades socioemocionais, serão ministrados nas dependências do CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), em modernos laboratórios de tecnologia, localizadas em Bonsucesso, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Bangu, Santa Cruz, Nilópolis, Ilha do Governador, Teresópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Cabo Frio, Niterói, São Gonçalo, Macaé e Campos dos Goytacazes.

As aulas de Informática Fundamental irão proporcionar aos estudantes operar editores de textos, planilhas, apresentações, internet e webmail, por meio de conhecimentos básicos das ferramentas do Sistema Operacional Windows e pacote Office como Word, Excel e Power Point, que são o ponto de partida para grande parte das carreiras profissionais.

O Senac RJ terá equipe dedicada exclusivamente para o projeto e irá utilizar a metodologia habitual de ensino de aprender fazendo, além de oferecer aulas socioemocionais e orientação em projeto de vida. Dessa forma, os alunos irão desenvolver competências socioprofissionais em aulas práticas. Todos terão acesso a Projetos Integradores, em que são aplicados os conhecimentos adquiridos em projetos interdisciplinares de problemas reais do mercado profissional.

Ao final, receberão certificado de conclusão de curso e poderão contar com o Banco de Oportunidades, área de negócios do Senac RJ que aproxima alunos e empresas no mundo do trabalho.

 

Inclusão socioprofissional 

Com o objetivo de permitir a imersão social e condições de igualdade para inserção do mercado profissional, todos os alunos do projeto também terão acesso às vagas gratuitas de cursos de qualificação em diversas áreas de atuação, como tecnologia, inovação, beleza, gastronomia, turismo, moda, design, hospitalidade, entre outros, incluindo lançamentos. Os jovens poderão escolher o que cursar em ambientes de aprendizagem regulares de ensino nas unidades Senac RJ.

A iniciativa inclui familiares e egressos do Degase-RJ, com a oferta de turmas gratuitas em cursos de capacitação, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com auxílio-transporte incluso para deslocamento até as unidades Senac no Rio, Grande Rio e em municípios do interior do estado, além de todo material didático.

Leia mais

Rolar para cima