O Senac RJ e o Sesc RJ, instituições que investem fortemente em inclusão social por meio da educação, assistência, esporte, cultura e lazer, ofereceram serviços de bem-estar e palestras socioeducacionais, além de apresentar projetos de desenvolvimento comunitários durante a Expo Favela Innovation 2023. Entre as atrações estão o maior vencedor da história do vôlei brasileiro, Bernardinho, e Jojo Maronttinni (Jojo Todynho), valorizando o esporte e a arte como instrumentos sociais. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de julho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

Especialistas e educadores como Samuel Lange, coordenador do Programa CiberEducação Cisco Brasil, Adriano Ribeiro, consultor de Criatividade e Inovação, Designer de Serviços e de Experiências, e Gutierri Belo, coordenador de Tecnologia do Senac RJ, foram os convidados da instituição para debater os temas cibersegurança, processos criativos para resolução de problemas, mercado de trabalho e novas tendências de TI. No estande do Senac RJ também foram realizados atendimentos de quick-massage para os visitantes.
Pelo Sesc RJ, a educadora e fundadora do Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP), ONG localizada no Complexo do Alemão, Lúcia Cabral, falou sobre a experiência de duas décadas de articulação das Redes Comunitárias do Sesc RJ. Já o Studio Krya, estúdio criativo que traz a visão periférica e ancestral negra utilizando a tecnologia do sincretismo entre o sagrado e o profano tecnológico, o passado e o futuro, discorreu sobre Arte, Ciência e Tecnologia do Sesc RJ, e Sincretismo Tecnológico: Tecnologias e produção criativa em territórios periféricos.
No segmento do esporte, a cria da Rocinha que é bicampeão brasileiro de basquete 1×1, vice-campeão mundial, bicampeão de basquete 3×3 na Itália e campeão brasileiro de 4×4, Leandro Discreto, falou sobre a cultura de rua e o esporte – o Basquete 3X3, enquanto o campeão olímpico e atual técnico do Sesc RJ Flamengo, Bernadinho, participou de uma conferência sobre o esporte e a arte como ferramentas de inclusão, ao lado da cantora, apresentadora e empresária Jojo Maronttinni. Este encontro foi mediado pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
No estande Sesc RJ, o público teve a oportunidade de conhecer os projetos de desenvolvimento comunitário como o Sesc+Social e Sesc RJ Voe em formato interativo, através de vídeos, mapas e games. O Sesc+Social busca fortalecer a articulação entre organizações sociais e redes comunitárias, promovendo a cooperação e a troca de informações.
Já o Sesc RJ Voe, tem como propósito impulsionar organizações sociais por meio de formação, vivências e aceleração para fortalecer estruturas, aprimorar processos de gestão e impulsionar captação de recursos. Essas iniciativas estão alinhadas com a ODS 10, que visa reduzir as desigualdades dentro e entre países, garantindo a inclusão social e econômica de todos.