Restaurante do Povo é inaugurado na Central do Brasil numa parceria com o Sesc RJ

Compartilhe:

Presidente do Sistema Fecomércio RJ destaca importância do projeto do Governo do Estado para levar alimentação correta e barata à população

Foto: Divulgação

O Governo do estado inaugurou nesta terça-feira (15/08) o Restaurante do Povo Herbert de Souza, na Central do Brasil. A nova unidade, a 11ª em funcionamento no estado, é o maior equipamento modular do gênero na América Latina.

Com investimentos de R$ 9 milhões do governo estadual, o restaurante vai funcionar em parceria com a Fecomércio RJ, por meio Sesc RJ, e vai servir diariamente três mil almoços pelo preço de R$ 1.

“É um orgulho para o Sistema Fecomércio participar de um projeto tão valoroso. O Restaurante do Povo traz às pessoas a oportunidade de ter uma alimentação correta e digna, e permitir reconstruir suas vidas. Nós, do Sistema S, fazemos isso diuturnamente em nossas atividades, tanto na parte de saúde quanto na educação. Realizamos esse trabalho de forma muito intensa em todo o estado também com o Mesa Brasil. Participar desse projeto reforça exatamente a missão para o qual o Sistema Sesc e Senac foi criado. As pessoas têm que ser valorizadas”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Com a presença do governador Cláudio Castro, a primeira-dama Analine Castro e a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, o novo serviço voltado para a população em maior vulnerabilidade social sela a parceria com o Sesc RJ. Na solenidade, foi assinado um Termo de Cessão de Uso do local com duração de um ano, que pode ser renovado. Nesse período, o Sesc RJ prestará o serviço de preparo e fornecimento das refeições. Administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o restaurante irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e terá capacidade para 600 lugares. Idosos e pessoas com deficiência não pagam.

“Essa inauguração é muito simbólica para o governo estadual, porque vai impactar diretamente a vida do trabalhador que sai de casa cedo e, muitas vezes, não tem condições de ter um almoço de qualidade e nutritivo. Também estamos olhando por aqueles que vivem em situação de rua, garantindo a necessidade mais básica que existe, que é de se alimentar dignamente. Estamos trabalhando para que até 2025 sejam 26 restaurantes funcionando e atendendo quem mais precisa em todo o estado”, disse o governador Cláudio Castro.

O nome do restaurante é uma homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, considerado o “pai” do combate à fome no Brasil e um dos mais importantes ativistas dos Direitos Humanos.

Leia mais

Rolar para cima