Diretor do IFeS faz palestra sobre reciclagem, na Escola de Magistratura do Estado do Rio

Compartilhe:

Vinicius Crespo afirmou que solução está na economia circular

Foto: Felipe Cavalcanti-TJRJ

No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), Vinicius Crespo, participou de um evento promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), onde palestrou sobre “A importância da reciclagem na redução do uso dos recursos naturais”.

Durante a apresentação, Vinicius Crespo ressaltou a necessidade de se otimizar os recursos naturais e afirmou que a solução está na economia circular, que é baseada no consumo consciente e na melhoria dos processos de fabricação.

“O Dia Mundial da Reciclagem é uma oportunidade de reflexão, tendo em vista dois pontos importantes: o Brasil enterra R$ 14 bilhões de material reciclável todo ano – aproveitamos apenas 4% dos nossos resíduos, enquanto países como Alemanha reciclam 67% – vale ressaltar que países vizinhos, como a Argentina, reciclam mais, cerca de 16%. É de extrema importância agirmos para que o comércio, principal canal direto com o consumidor, possa ser um instrumento de impulsionamento da economia circular. Precisamos reconsiderar modelos de reciclagem para otimizarmos nossos recursos naturais. Esse debate mostra um avanço sobre a preocupação a respeito da temática da reciclagem”, afirma o diretor do IFeS.

O palestrante destacou ainda que, para a implementação da economia circular, são necessárias políticas públicas e a conscientização do mercado e do consumidor. O evento na Emerj foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

“Deve haver a conscientização da nossa responsabilidade para dar um pouco de nós para evitar a catástrofe. Há materiais que demoram anos, décadas, séculos para se decompor”, alertou o magistrado.

O evento contou com a presença da presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves; da juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; e do secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Antonio Francisco Ligiero.

Leia mais

Rolar para cima