Instituto aponta projeções e tendências em suas pesquisas mensais
Em seus quatro anos de existência, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) tem se destacado por seus estudos precisos sobre o comportamento do empresariado fluminense e dos consumidores.
Somente esse ano, o IFec RJ já apontou diversas projeções do mercado e tendências para o futuro da economia no estado do Rio de Janeiro. Em seus levantamentos mensais, como as pesquisas Visão do Empresário, Visão do Empresário Serviços e Visão do Consumidor, o instituto revelou o otimismo e o pessimismo do empresariado em vários momentos, apresentando sempre os seus motivos.
“A situação ainda exige cautela e a inadimplência preocupa. O setor de serviços apresenta um pouco mais de otimismo em relação ao presente”, comenta o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.
Já com os consumidores, o IFec RJ salienta, em suas sondagens, que o ponto que ameniza o atual momento do comércio são as datas comemorativas. “A melhora pela desaceleração da inflação ao longo do último ano leva ao aumento de renda. Assim, mesmo cautelosos, os consumidores têm comprado em datas comemorativas, fazendo com que o resultado final do comércio seja alavancado”, afirma o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.